Eu, Atleta?!

Para ser um bom atleta, cuide bem de sua saúde!

por Fátima Fernandes Christo


O homem é um ser biopsicossocial que necessita de saúde física, mental e espiritual para obter seu equilíbrio global.

O envelhecimento é um processo biológico intrínseco, progressivo e universal que não possui um marcador biofisiológico do seu início. É fase de um "continuum" que começa com a concepção e termina com a morte. Pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a Geriatria inicia após os 60 anos em países como o Brasil. Em 2025 seremos o 6° país em população idosa no mundo e nossa maior preocupação está na qualidade desses idosos que estão em número cada vez maior. A única maneira de atingir este objetivo é através da medicina preventiva, que infelizmente ainda é pouco praticada no nosso país.

Somos semelhantes a uma máquina que, com tempo de uso, necessita de manutenção. É importante o check-up anual após os 40 anos, com objetivo de detecção precoce de qualquer alteração; e cuidados básicos, para preservação da saúde desse corpo. A atividade física, boa alimentação, ingesta de líquido adequada, controle do peso, além de evitar o excesso de sal, gordura, açúcar, bebida alcoólica, evitar o fumo, certamente dá uma melhor qualidade de vida.

O estresse atualmente é um dos maiores causadores de patologias em todo o mundo. Na mente, está a origem das doenças. A depressão é a mais comum no idoso, sendo a leve de diagnóstico mais difícil. Geralmente de origem endógena, tem tratamento e cura. Razão pala qual cuidar do emocional e espiritual é muito importante.

As doenças consideradas crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, etc., podem ser perfeitamente controladas. As pessoas vivem muito bem desde que se mantenham dentro do esquema estipulado por seu médico. Podem ter uma vida normal, com trabalho, passeio, atividade física, inclusive... ser um atleta! Existem os geneticamente protegidos e os desprotegidos. Algumas pessoas já nascem com tendência a determinadas doenças que só se manifestam com idade mais avançada. É muito importante detectar estas pessoas e tratá-las precocemente.

O homem é fruto da sua genética somado a sua história de vida. E o que determina o processo de envelhecimento de um povo é a sua cultura. Portanto é necessário trabalharmos juntos, com todas as classes sociais e idades, para mudar a visão depreciativa e segregadora que conduz a ideia ao... "velhinho" - que, para mim, lembra impotência, finitude, desuso, velho...

Envelhecer não é adoecer! Temos que evitar a doença, que pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em crianças. Esta, sim, requer cuidados especiais, geralmente por um período, e leva a maiores restrições e preocupações. Mesmo os idosos com doenças degenerativas crônicas devem lutar o máximo possível pela sua autonomia e independência. Para esse fim a participação da família e da equipe interdisciplinar é fundamental. Ser um atleta do ponto de vista físico ou na condução da vida pessoal é uma decisão que requer atitude, posicionamento e ação.

O nosso corpo é o templo do Espírito Santo. É nossa obrigação cuidarmos muito bem do que recebemos de Deus com tanto carinho. - "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" ( I Coríntios 6;19)

A vida é um presente dEle. Com certeza há um propósito para os que estão aqui, independente dos seus 80, 90, 100 anos ou mais. Para nós, profissionais da saúde, mensageiros de Deus, apenas nos importa a VIDA.

É possível você ser um grande atleta e surpreender a todos. Ainda há tempo!